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EDUCACAO PROFISSIONAL EM SAUDE PUBLICA []
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Id:295 - (829)
Autor:Mendes, Layza Castelo Branco; Caprara, Andrea.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Interdisciplinary bachelor's degree in health: analysis of a new higher education curriculum in Brazil^ien.
Fonte:Interface comun. saúde educ;16(42):719-731, jul./set. 2012. .
Resumo:Brazilian public universities are undergoing an intense process of change in search of solutions to transform themselves into institutions that are more attuned to 21st century social needs. In this regard, the aim of this study was to analyze a new higher education curriculum offered at the Federal University of Bahia (UFBA): the Interdisciplinary Bachelor's degree in Healthcare. This was a preliminary qualitative investigation, accomplished as a case study. The methodological tools used include document analysis, open interviews and participant observation. It was seen that the teachers were engaged in the process of putting together a course that promotes training of professionals qualified to undertake social development. It was also noted that the students were themselves proving to be capable of deep critical reflection on social issues. It was therefore concluded that the case studied has provided the results expected by the higher education institution hosting the course. (AU)^ien.
Descritores:Pessoal de Saúde
Educação Profissional em Saúde Pública
Educação Superior
Brasil
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832012000300011

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Id:221 - (570)
Autor:Barros, Daniela França de; Barbieri, Ana Rita; Ivo, Maria Lúcia; Silva, Maria da Graça da.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:O contexto da formação dos agentes comunitários de saúde no Brasil^ipt / The context of the professional education of community health agents in Brazil
Fonte:Texto & contexto enferm;19(1):[78-84], jan.-mar. 2010. .
Resumo:Este estudo objetivou conhecer e descrever o processo histórico da formação dos agentes comunitários de saúde à luz de análises de textos documentais relativos à formação técnica em saúde. Pesquisa documental realizada em documentos normativos, instrumentais existentes nos registros gerenciais e administrativos no Departamento de Atenção Básica, com levantamento bibliográfico nas bases de dados Medline e LILACS de publicações norteadores da política de formação no período de 1986 a 2006 e leitura com análise temática. Atendendo às demandas políticas e econômicas, o agente comunitário de saúde tornou-se profissão em 2002. Teve funções ampliadas e, em 2006, havia mais de 200 mil profissionais no país, atuando sob nova regulamentação com a promulgação da Lei Nº 11.350, que revogou a lei anterior. Concluindo, esse profissional tornou-se um importante elemento na promoção de mudanças no modelo assistencial e fortalecimento da atenção básica. (AU)^ipt.
Descritores:Educação Profissional em Saúde Pública
Pessoal de Saúde
Avaliação Educacional
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072010000100009&lng=pt&nrm=iso
Localização:BR1273.1



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Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

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